Associação Artesanal do Barro Vermelho – Produz as famosas cerâmicas gigantes produzidas de barro que tem como inspiração temas do cotidiano dos nordestinos.

A associação também produz redes, espanadores, vassouras, traçados, rendas, bonecos de pano, bordados, peças decorativas para jardins e outros que podem ser vendidos no local.

A Casa das Rendeiras - A arte que passa de mãe para filha há décadas encantam e impressionam a todos pela delicadeza de toalhas de mesa, guardanapos e varandas.

A fama das mulheres do Morro da Mariana começou em 2001, quando o estilista Walter Rodrigues apresentou algumas peças de renda no São Paulo Fashion Week. Desde então é possível ver algumas peças em exposições por todo o país e até no exterior.

Um dos diferenciais das peças produzidas lá é o uso de linhas coloridas, pois tradicionalmente é usada apenas a cor branca. Na Casa das Rendeiras é possível acompanhar elas tecendo ao vivo e comprar algumas peças.

Porto dos Tatus – é ponto de muito movimento de embarque e desembarque de turistas e pessoas residentes no delta. Onde sai todos os barcos para fazer os passeios ao Delta do Parnaíba e local de comercialização do caranguejo.

 Morro Branco – lugar coberto de dunas esbranquiçadas de altura considerável, praticamente despidas de vegetação e cobertas por um suave tapete de areia fina. Entre as dunas possui ainda pequenos lagos, formadas pelas águas pluviais da época das chuvas, faz lembrar um deserto e/ou os lençóis maranhenses em miniatura.

O Mirante - Proporciona uma das melhores vistas do município. Na verdade o mirante é o Santuário de N. Sra. Mãe dos Pobres e do Piauí construído em 1988 pelo Pe. Pedro Quirino, com ajudas vindas da Itália e da comunidade. No local existe uma capela, a estátua da Nossa Senhora dos Pobres que veio da Itália e monumentos feitos de cerâmica por um artesão local, retratando algumas passagens do cotidiano dos moradores.

Doce de Caranguejo - o exótico doce de caranguejo é servido dentro da casca do doce de limão. A iguaria passou a despertar a curiosidade de pessoas que visitam a região.

Festival do Caranguejo - esbanja o melhor da culinária ilhagrandense. O evento é organizado pela comunidade com apoio do SEBRAE. Todos os pratos servidos no festival são feitos à base de caranguejo (principal crustáceo da região). Além de comidas típicas a base de caranguejo, acontece ainda um concurso gastronômico, venda de artesanato, exposição fotográfica e shows ao vivo.

Alguns pratos servidos no festival: Prato sabores da ilha, pratos Pastéis e Companhia, Delícia Crocante de Caranguejo, e caranguejo cremoso na abóbora. Baião de três (arroz, feijão verde e peito de caranguejo), Paçoca de Caranguejo, Muqueca de caranguejo na abóbora, Tapioca de caranguejo.